2007 já foi pro saco,essa é a verdade...não são poucas as publicações ,sites e críticos preparando as suas listas de melhores do ano,como se não houvessem mais novidades ou lançamentos interessantes nessa época de festas natalinas.a verdade mesmo é que ,em se tratando de música e o lado comercial que o cerca - mais precisamente a venda de álbuns- a indústria fonográfica mudou seu foco e tanto artistas quanto gravadoras estão buscando alternativas ao padrão de 'gravação- lançamento-turnê' ou mesmo tentando tornar esse esquema atrativo e parecendo novo aos nossos olhos...taí o radiohead que não me deixa mentir.antes reservados para o fim de todo ano,os novos álbuns de artistas do primeiro escalão estão sempre à mercê do fracasso numa época em que tudo está sempre disponível 'for free' na internet,alimentado por uma geração que se acostumou a não pagar por arte alguma,seja o filme do bope ou o disco da banda 'capa do n.m.e.' na semana passada.para comprovar- e rechaçar- todo esse argumento,dois lançamentos de relevância no music business,deixados propositalmente para esse fim de festa...um a favor e um contra.
o duo (desde 2000) underworld,se não foi o maior expoente do' booom' da música eletrônica no final dos anos 90,foi o que deixou a faixa mais representativa desde período ,a explosiva e atemporal 'born slippy',quase uma 'satisfation' para os amantes dos blips e beats eletrônicos.nem mesmo a saída de darren emerson ,no final de 2000,fez com que karl hyde e rick smith desanimassem,lançando em 2002 o bom 'beacoup fish',com outro clássico instantâneo,'push upstairs' e coisas bastante significativas como 'jumbo'.depois disso decidiram sair de cena ,lançando esparsamente singles através de seu site ,assinando como riverun e colaborando para a trilha sonora do filme de anthony minghella 'breaking and entering' (o mesmo autor de 'o paciente inglês' ),junto com o músico gabriel yared.
'oblivion with bells' ,o novo álbum depois de cinco anos ,é uma decepção enorme para um grupo com o currículo acima.na verdade,ele caberia em um compacto duplo...começa de forma empolgante com 'crocodile'-o primeiro single- e 'beautiful burnout',que utiliza de forma única breakbeats pesados,clima viajante e vocal como instrumento(umas das melhores músicas do grupo).depois disso a receita desanda e o clima de trilha sonora impera,convidando o ouvinte a uma viagem que muitas vezes não leva a lugar algum -caso específico de 'to heal',disparado a pior faixa do álbum.resta apenas ao ouvinte esperar pelo próximo,e ver se embarcaram de vez no clima de viagem sem volta,ou se mostrarão a mistura coesa e equilibrada entre beats e climas de trabalhos anteriores.
dizzee rascal é inglês ,das ruas - com credibilidade,diga-se de passagem- e um dos patriarcas do grimme,uma espécie de 'freestyle' à britânica,com influências massivas(e maciças) de drum n'bass e ragga.ex-delinquente juvenil,trocou a loucura e a criminalidade dos subúrbios londrinos pela realidade da vida transformada em música.precisou apenas de 2 álbuns('boy in da corner',2003 ,e 'showtime',2004)para se tornar a figura mais representativa do rap produzido na terra do brit pop.
'maths and english', o novo álbum da figura ,é uma bomba sonora sem precedentes na história do hip-hop britânico,com cara de divisor de águas,e com recados destinados aos alvos certos-fãs,amigos,indústria.misturando seu tradicional grimme com outros elementos outrora distantes do estilo que pratica(va),dizzee brada a quem quiser ouvir:'há um mundo lá fora e eu quero conhecê-lo!'('world outside').dá espaço ao rock-em 'temptation',com a participação de alex turner,dos macunianos modernos do arctic monkeys,é engraçado na medida certa em 'wannabe',duetando com lily allen,cospe referências à velha guarda (especificamente public enemy e de la soul)na repleta de groove 'pussyole (old school)' e homenageia o jungle aqui e ali,como que para relembrar que o drum n' bass um dia já foi underground,antes de mudar o nome e ver a credibilidade diluída em água por patifes e gente mais que duvidosa...
se não bastasse tudo isso,traz a participação do trio de rappers norte-americanos(heresia para os britânicos!)UGK,de houston ,para duelarem no grimme 'where's the g's?',a faixa com mais estofo underground do álbum.
abrangente e irretocável,de longe o melhor álbum de rap/hip-hop do ano,o disco que figuras como 50 cent jamais conseguirão fazer...
credibilidade se adquire,não se compra,'cerrrto'?