Sunday, February 17, 2008

hadouken! (tornado muito nervoso)

para a maior parte da molecada do sexo masculino que foi pré-adolescente no fim dos anos 80/começo dos 90, 'hadouken!' é uma expressão bem conhecida, pois era utilizada pelos personagens do famoso game 'street fighter' ken e ryu quando estes soltavam um golpe de ataque especial que minava com maior eficiência as forças do oponente... a mesma expressão serviu pra batizar uma fluorescente banda britânica de grimme rock, formada em leeds no ano de 2006 por james smith (vocal), alice spooner (teclados, synths, programações), daniel 'pilau' rice (guitarra), nick rice (bateria) e chris purcell (baixo).

a princípio, foi incluída junto com a primeira leva de bandas conhecidas como 'new rave': klaxons, shitdisco, hot chip e datarock. ao contrário de seus colegas de geração, que fazem uma releitura do som dançante inglês da primeira geração pós-rave (happy mondays, altern8, prodigy dos primeiros discos, the shamen), o hadouken! vem calcado na sua maior parte mais pelos ritmos do grimme, a colisão do ragga e rap feita pelos negros ingleses... inclusive foi alvo de diversas críticas por parte de alguns artistas da cena, acusados de darem um aspecto 'branco e reembalado' ao gênero, no que o vocalista james - que tem o timbre de voz idêntico ao de dizzie rascal, maior astro do estilo - reagiu com ironia: 'imitação é a melhor forma de homenagear.' guitarras fora do lugar , som digitais de sintetizadores dos anos 80 e de videogames nintendo e game boy, e uma atitude tresloucada tanto nos palcos quanto fora dele (o apelo pelas cores berrantes e obsessão quase que doentia por neóns são uma das marcas registradas do grupo), fizeram com que, ao contrário do seus contemporâneos de geração , não tivessem tido tanto destaque...

como toda boa banda que assume sem medo seu lado excêntrico, após uma boa série de singles pelas gravadoras independentes kitsuné records e surface noise recordings, lançaram seu primeiro álbum em novembro de 2007, intitulado 'not here to please you mixtape' apenas no formato...pen-drive! apesar da iniciativa pioneira , na verdade não era bem um disco de carreira , e sim uma copilação das faixas anteriores editadas, algumas inéditas apontando para novas direções ( a 'música de trabalho, 'leap of faith', apesar de trazer os sons eletrônicos desconexos de sempre apontava para uma direção mais roqueira) e remixes para outros artistas , como 'no more eating' do rapper britânico plan b , e para a bem sucedida 'the prayer' , do bloc party. ou seja,como diz o título do 'disco', um mixtape de luxo.

o myspace hoje é uma ferramenta quase obrigatória, e o hadouken! tem dois. o primeiro com músicas do grupo e outro com mash-ups e remixes, um espécie de lado b da própria banda,dando vazão assim a própria natureza experimental e inquieta do grupo .

links: